24/03/2022

Vitrinismo: O que é e como ele pode ajudar a sua loja!

Vitrinismo: O que é e como ele pode ajudar a sua loja!

Quantas vezes saímos de casa sem intenção de fazer compras até que, no caminho, uma vitrine desperta nossa atenção? Em pouco tempo, estamos dentro da loja, comprando algo que não tínhamos planejado!

Esse comportamento não é obra do acaso, mas de uma técnica chamada vitrinismo, uma das estratégias do visual merchandising, que busca oferecer a melhor experiência de compra ao cliente, por meio de estímulos tão variados como aromas, cores e texturas.

Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 80%  das compras são decididas enquanto o cliente está diante da vitrine.

As primeiras vitrines, ainda bastante rudimentares, surgiram no início do século XIX. Não havia nenhuma preocupação com a estética, o objetivo era, apenas, mostrar o máximo de itens.

Foram as grandes lojas de departamento europeias e americanas, como a Harrods, em Londres, e a Macy’s, nos Estados Unidos, que começaram a dar importância à apresentação das vitrines e ao trabalho de vitrinismo. Hoje, pesquisas demonstram que, se bem planejadas, elas podem aumentar as vendas em até 25%!

Compor uma vitrine assertiva não é tão simples como parece. Fatores como identidade de marca, perfil de público consumidor, calendário, tema da decoração e materiais adequados devem ser levados em consideração. É por isso que nós do Istituto preparamos um Workshop para tirar todas as suas dúvidas e te ensinar a forma mais fácil de colocar todas as técnicas do vitrinismo em prática.