Upcycling Ideology - o luxo reciclado da Louis Vuitton em Shanghai!

ISTITUTO DI MODA BURGO

BLOG

A coleção masculina de Vigil Abloh para a Louis Vuitton foi desfilada no último dia 06 em Shanghai, na China, e era um evento muito falado e aguardado, principalmente por Virgil ser o primeiro estilista negro a comandar uma das marcas de moda mais famosas do mundo. Ele mesmo cita em seu manifesto entregue no desfile que: "Para todos os efeitos e nuances, muitas vezes tenho explicado a minha realidade como um homem negro em uma casa de luxo francesa. Estou bem ciente das minhas responsabilidades. Em vez de pregar sobre isso, espero dar o exemplo e abrir a porta para as gerações futuras. É meu desejo imbuir os códigos tradicionais do luxo com meus próprios valores progressistas. A nuance, como o sarcasmo, pode ser difícil de entender." 

Mas além disso, a coleção Upcycling Ideology tinha mais um grande motivo para voltar nossos olhos: é uma coleção feita de upcycling de materiais e ideias de coleções anteriores, reciclando peças e materiais antigos para esse novo desfile. Em tempos onde a sustentabilidade é pauta mais do que necessária, a Maison ganha pontos por, além da ruptura de padrões com o estilista, também traz o upcycling para a moda de luxo, algo raro de se ver.


Na verdade, isso mostra o início de uma possível transformação nesse nicho, já que há não muito tempo atrás noticiava-se marcas de luxo mundialmente conhecidas como a Burberry queimando de toneladas de peças novas e perfumes que não foram vendidos e que foram incinerados para "preservação da marca", evitando que fossem vendidos em liquidações e reduzindo estoques. 

Apenas dois de todos os looks desfilados são feitos com materiais novos! Os outros 25 looks foram feitos com materiais reutilizados de coleções anteriores, escolhidos à dedo pelo time de criação da marca, trazendo itens de peças favoritas de coleções passadas deles para um novo contexto. 

"As ideias - a própria base da moda - não são mais descartáveis", explica ele, falando sobre essa coleção que marcará seu próximo capítulo comandando a direção criativa na Maison francesa. A coleção foi fundamentada em 4 métodos de reciclagem: novos looks feitos de material reciclado, fragmentos de looks da coleção passada, looks criados durante o lockdown com material reciclado e novos looks criados à partir de ideias existentes. 

Confira os looks destaque da coleção:

Fotos: Louis Vuitton/Divulgação