Tecnologia ao favor da moda

ISTITUTO DI MODA BURGO

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O uso da comunicação digital é fundamental para qualquer segmento no mercado, e a moda com certeza representa grande fatia do uso desse tipo de comunicação para se expandir. Hoje as mídias sociais são o carro chefe da comunicação e do marketing no mundo da moda. Atualmente as marcas, desde locais até as grandes labels renomadas utilizam-se da publicidade nas redes e mídias sociais, desde publiposts em sites e blogs de moda, até mesmo no credenciamento de suas marcas em todas as redes sociais disponíveis a fim de interagir cada vez mais com os seus clientes. Com cada vez mais diversidade de redes sociais, as marcas tem que se especializar e se reinventar em cada uma delas: Facebook, Instagram, Twitter, Periscope, Snapchat, Pinterest, entre outros.


Mas o uso da tecnologia na moda não se limita aos sites, blogs e redes sociais. A Burberry já fez seu lançamento de coleção atrelado ao lançamento do novo iPhone, além de ter o serviço “Runaway made to order” que possibilita que as pessoas possam fazer os pedidos vendo o desfile. A marca também inovou com redes sociais, fazendo uma parceria com o Snapchat e mostrando em primeira mão uma prévia do desfile SS 2016 em primeira mão, um dia antes do desfile. Estratégia que trouxe muitos seguidores novos e mais expectativa ao desfile. Além disso, a label tem um canal na Apple Music atualizado com as músicas dos desfiles. Ralph Lauren fez a exibição de seu desfile SS 2016 pelo Periscope em tempo real, diretamente do NYFW. A tecnologia também vai além com a moda, sendo representada em novos itens tecnológicos, como a Hermès que se uniu a Apple e em parceria criaram o design do Apple Watch, em seu lançamento.


Tudo isso mostra que grandes marcas tradicionais buscam tornar seus desfiles grandes acontecimentos globais e fazer com que a marca esteja sempre atualizada e ligada com o novo, mesmo sendo tradicional. O digital está cada vez mais presente em nossas vidas, no nosso dia-a-dia, já se tornou essencial na vida das pessoas de diferentes classes sociais e culturas, fazendo assim a inserção das marcas nesse meio fundamental e necessário para a conexão e proximidade com o seu público. O objetivo é que as grifes possam estar cada vez mais próximas aos clientes.


Influenciadores digitais e personalidades influentes no mundo da moda são convidados a estarem em eventos para poderem divulgar ainda mais as marcas para seus seguidores/leitores, e fazer com que os consumidores possam se identificar com a marca a partir da presença dessas personalidades. Um exemplo de grandes marcas que apostam nesse tipo de marketing: a Elie Saab convidou Helena Bordon para acompanhar seu desfile e assumir o Snapchat e Instagram da marca para mostrar preview e desfile da coleção nova.


Hoje, a presença dos influenciadores digitais e personalidades influentes no mercado são tão importantes quanto as modelos em um desfile. E isso é facilmente comprovado se observarmos a fila A de uma grife: grande parte é composta por eles. É por meio deles que os interessados em moda, do mundo todo, podem ter proximidade com a marca e suas criações, em tempo real.

E aí, fica a pergunta para usar a imaginação: quais serão as próximas inovações da moda aliadas à tecnologia e as redes sociais?