Começou nesta semana o SPFW. No total desfilarão 41 marcas. Dessas, 19 farão apresentações digitais, mais conhecidos como os fashion films, ou transmissões pelos canais oficiais, as outras 22 marcas vão fazer apresentações presenciais, inclusive algumas até já desfilaram.
Os locais dos desfiles físicos serão o Senac Lapa Faustolo, no Komplexo Tempo, no Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP), no Teatro FAAP e no Hotel Rosewood.
Diferente do cenário mundial, que parece que aos poucos tudo está voltando ao presencial, no Brasil podemos constatar que o digital veio para ficar.
Paulo Borges, organizador do evento conta que até o começo de fevereiro, as marcas ainda tinham muitas dúvidas em relação ao cenário e o aumento de casos da variante Ômicron. Então de início o evento seria totalmente digital. Mas com o passar do tempo ele começou a receber pedidos de algumas marcas para que pudessem apresentar suas coleções no formato presencial.
“Diante do cenário mais controlado da pandemia e do eventual relaxamento das restrições sanitárias, buscamos formas de atender em parte esta demanda, mas ainda assim sem concentrar os desfiles presenciais em um único espaço”, Afirmou o organizador.
Esse ano o evento teve baixas significativas o icônico Ronaldo Fraga e a marca Anther Place que vinha fazendo bastante sucesso, não apresentarão suas coleções. Em contraponto, algumas estreias serão vistas, Dendezeiro, Thear e Martha Medeiros (que já tem um nome bem consolidado no cenário de moda atual).
O organizador aponta que as inovações e soluções para as próximas edições virão justamente dessas ideias e dessa vontade de inovar das marcas envolvidas no evento.