14/09/2021

QUANDO MODA E ARTE SE FUNDEM!

QUANDO MODA E ARTE SE FUNDEM!

Em 2018 quando Kim Jones assumiu a direção criativa da Dior, ele contou que a marca queria “mais cores e diversão”. E desde então é o que ele vem trazendo em suas coleções.

A mais recente foi uma colaboração com o artista plástico Peter Doig. Considerado um dos artistas mais importantes da cena contemporânea a parceria tem recebido muitos elogios dos críticos e mostrou que rende excelentes trabalhos para ambas as áreas.

Kim Jones

As obras do artista estão entre as mais caras do mercado entre os artistas vivos. De início para Peter a parceria soou um pouco reticente, ele não queria simplesmente colocar a logo da marca em algumas camisetas e o trabalho ficasse por isso. Ao longo do trabalho quando conheceu Kim eles descobriram muitas coisas em comum. Ambos compartilhavam da mesma admiração por alguns pintores, escultores e músicos. Assim o trabalho flui de forma leve e incrível.

A capacidade de Kim em fazer essas colaborações faz com que ele se considere um dos principais estilistas a aproximar alta costura e streetwear.

Além da aprovação dos críticos e especialistas de moda, essa combinação vem dando excelentes resultados financeiros para a Dior.

Vale ressaltar que Schiaparelli na década de 1930 já trabalhava esse flerte entre moda e artes plásticas, quando se juntou a Salvador Dali, de quem era amiga pessoal, para criar peças icônicas, como o irreverente vestido de lagosta.

O grande marco dessa união veio em 1960, quando Yves Saint Laurent criou vestidos inspirados no trabalho de Piet Mondrian.

 

Yves Saint Laurent em parceria com Piet Mondrian

 

Schiaparelli em parceria com Salvador Dali.