17/02/2022

O terror está na moda

O terror está na moda

Halloween fora de época? O terror está na moda

O gênero sempre esteve presente na cultura pop. Seja através dos filmes “slasher” dos anos 70, no terror menos sanguinário dos anos 90 ou na nova onda de terror psicológico.

Nos últimos tempos grandes filmes de terror ganharam remakes como It: A coisa, Halloween, a Netflix investiu em uma nova versão de O Massacre da Serra Elétrica e um dos títulos mais conhecidos do terror ganhou sua tão esperada continuação: Pânico.

A verdade é que nos últimos tempos podemos perceber uma grande atração das pessoas por esse gênero. E talvez a explicação para isso possa ser a necessidade de nos sentir vivos e ansiando por algo, já que o terror nos retorna aos nossos instintos mais primários de sobrevivência.

A questão é que, mesmo fora de época, parecemos estar vivendo num Halloween permanente, e o terror está na moda.

Para lustrar melhor essa onda de terror que vem se espalhando podemos usar a coleção de Inverno 20 da Prada. Com inspirações no clássico Frankenstein e na Família Addams. Na passarela a beleza fazia referência a Wandinha Addams e nas peças estampas remetiam aos personagens dessas histórias.

Já a Moschino trouxe uma das inspirações mais explicitas sobre o tema. Na coleção de 2020 da marca, nomeada de Resort, encontramos o tradicional humor e brincadeira com a cultura pop do designer.

Por aqui a marca À La Garçonne sob direção do incrível Alexandre Herchcovitch, em sua última apresentação no São Paulo Fashion Week, trouxe sua inspiração na década de 70 e nos grandes filmes de terror como ‘O Exorcista”, Gremlins, A Hora do Pesadelo e Sexta-Feira 13.

Processed with VSCO with a6 preset

É claro que o entretenimento não ficaria de fora dessa tendência. O terror também tem aparecido como um tema frequente nos vídeo clipes. O mais recente é o clipe de Boys Don’t Cry, de Anitta. O clipe traz diversas referências de filmes de terror como Beetlejuice e Madrugada dos Mortos

O fato é que o terror segue sempre atualizado, com novos clássicos e remakes dos que fizeram sucesso no passado. Seguindo esse fluxo o pessoal tem mostrado que não é só dia 31 de Outubro que se celebra o Dia das Bruxas.