O melhor da Semana de Alta Costura em Paris

ISTITUTO DI MODA BURGO

BLOG

Primeiramente, você sabe o que é alta costura? A alta costura é a criação de roupas artesanalmente, sofisticadas, originais e exclusivas. Quem define o que é ou não alta costura é o sindicato específico francês, o Chambre Syndicale de la Haute Couture. Para estar classificada como alta costura, a marca tem que cumprir uma série de exigências rígidas, como ter um ateliê em Paris, ter ao menos 15 funcionários no ateliê, fazer as peças somente sob encomenda com uma prova ao menos da roupa durante a execução e o principal que nós podemos acompanhar: apresentar duas coleções por ano publicamente.

A semana de alta costura (ou haute couture) terminou ontem e a gente já fez aquele apanhado geral, acompanhando cada desfile pra trazer pra vocês os melhores looks e as principais tendências pra gente ficar atenta e se inspirar!

TULE

Rodarte


 Dior

O tule foi o centro de alguns desfiles, como o da Rodarte (convidada para participar da semana de alta costura) e no da Dior, mas em quase todos ele apareceu, nem que fosse em alguns looks selecionados. Na maioria dos casos, o tule sai do uso comum de volume dramático e é usado em peças com caimento mais fluido, modelos com babados em detalhes e não todos rodados ou em pontos estratégicos como no decote, fazendo com que o uso dele seja mais democrático e “comum”. Amei essa tendência em evidencia porque sou grande amante do tule e acho que dá pra usar muito mais do que estamos acostumados à ver, até mesmo em looks mais urbanos e comerciais.

TRANSPARÊNCIA

Schiaparelli

Elie Saab

Com o tule essa é a segunda tendência mais forte da temporada. Ela vem mais forte do que nunca, e não só em detalhes e pontos determinados das peças e sim em vários vestidos totalmente transparentes, evidenciando o free nipples (seios à mostra), outra tendência recorrente detectada que cada vez aumenta mais nas passarelas e também entre as celebs. Será que no futuro vai ser comum vermos os seios à mostra como é nos desfiles atualmente?

80’s


Alexandre Vauthier
Jean Paul Gaultier


Se tem uma década na moda que tem todo meu amor é a de oitenta. Os anos 80 foram marcados por looks cheios de brilhocoloridos, metalizados, chamativos, ombros marcados... E isso tudo é muito resumo do que a moda representa, expressão forte de estilo e de personalidade pela roupa. O desfile de Alexandre Vauthier foi fortemente oitentista, mas vimos as referências em vários outros: Armani Privè, Valentino, Atelier Versace (que não desfilou mas apresentou sua coleção alta costura), Jean Paul Gaultier e Azzedine Alaia. Então, pode continuar apostando que a década não sai tão cedo do radar da moda!

METALIZADO COLORIDO


Jean Paul Gaulthier

Alexandre Vauthier

Uma referencia claramente dos anos 80, mas que se destacou nessa semana de moda foi o metalizado colorido: azul, amarelo, verde, roxo... Nada de metalizado basicamente dourado e prata, a ordem agora é colorir o metalizado e trazer todos os tons de cores pros looks metal, tanto nas peças, como nos desfiles de Jean Paul Gaultier e Alexandre Vauthier, como nos cintos e nas botas, como vimos no da Maison Margiela.

BORDADO REFINADO


Elie Saab

Zuhair Murad

O bordado é tendência recorrente nos looks urbanos e mais comerciais e na alta costura aparece cada vez mais forte e refinado, mesclado à transparência. Os nossos estilistas do coração Zuhair Murad e Elie Saab são referencias no bordado refinado da alta costura, mas vimos em vários desfiles, mesmo que em menor escala de looks, como Armani Privè, Atelier Versace e Ulyana Sergeenko. Vestidos com bordados do começo ao fim, cada vez mais cheio de detalhes e impressionantes só de ver pelas fotos, são o deleite principal para nossos olhos nessa semana de moda pra mim! Não custa sonhar, não é mesmo?

CINTO MANIA


Elie Saab

Jean Paul Gauthier

Até na alta costura? É isso mesmo! Os cintos estão deixando de ser um simples acessório para ser o centro dos looks, e isso se aplica até a alta costura e trajes dignos de red carpet. Elie Saab mostrou bem como, usando até cintos de fivela nos vestidos longos mega phynos e todos bordados. Essa é a trend mais forte da semana de moda no que se refere aos acessórios e vale o investimento e tentativa de incorporar os cintos nos seus looks, caso você não tenha o costume. Não simplesmente porque ‘está na moda’, mas falo por mim: é muito bom mudar e arriscar peças que você não costuma usar pra ver no que dá e descobrir coisas novas que você fica bem e se sente bem acima de tudo. Esse é o mais legal da moda!

PLUMAS


Chanel

Zuhair Murad

Elas estavam meio desaparecidas das passarelas mas voltam com tudo, não só em detalhes, como nas mangas dos looks da Chanel e da Ulyana Sergeenko como em grande parte do vestido, como nos desfiles de Zuhair Murad e Elie Saab. Plume-se!

Quer ver mais? Confira a nossa galeria: