Moda, reaproveitamento e autoestima

ISTITUTO DI MODA BURGO

BLOG

Um dia para ficar registrado na memória das 15 pacientes/modelos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque. Assim foi a segunda-feira, 25 de setembro, momento em que foi realizada a sessão de fotos do projeto Coleção Upcycling, idealizado pelo Istituto di Moda Burgo Brasil (IMB Brasil) e pela empresa Manatex Têxtil.

O projeto, lançado em julho deste ano, visa o reaproveitamento de tecidos, doados pela Manatex, e que ganharão outra utilização, serão transformados em moda, em lenços e turbantes, através do concurso realizado pelo IMB Brasil com seus alunos. Cerca de 60 modelos desenvolvidos pelos alunos foram selecionados para o projeto. E as pacientes da Rede Feminina foram fotografadas com alguns desses modelos, pela fotógrafa Simone Ignácio Borba, de Biguaçu.

“É um projeto inovador e estou muito feliz por essa iniciativa do IMB Brasil, da Manatex e de todos que estão envolvidos nessa ação. Ver a felicidade dessas meninas é muito importante, estamos valorizando cada uma delas. Eu também passei pela doença e sei o quanto é difícil. Hoje elas estão se amando, produzidas com esses lenços e turbantes, posando para fotos, elas estão sendo valorizadas. É um projeto que está resgatando a autoestima das mulheres, e isso vai ajudá-las muito”, ressalta a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sonia Marisa Zink.

De acordo com a diretora do IMB Brasil, Daniela Colzani, a participação dos alunos do Istituto no projeto foi muito além do esperado, pois eles encararam o desafio não apenas pelo fato da premiação do concurso, mas pelo valor social que a proposta tem.

“Vejo muita felicidade nos olhos dessas mulheres com esses lenços e turbantes que foram criados por nossos alunos. É um projeto muito bonito e percebo o quanto elas se sentem femininas e ditadoras de tendências. A mulher precisa se cuidar, se sentir feminina, precisa estar bem. Quando você utiliza algo que te faz sentir bem, isso transparece para todos. E os nossos alunos surpreenderam, participaram desse projeto percebendo que ele vai muito além de um aprendizado, que é a vaidade, a autoestima de uma mulher. Infelizmente todo mundo passa por uma situação dessas na família, ou com amigos, e o Istituto abraçou a causa e eu fico honrada e muito feliz em ver nossos alunos desenvolvendo esse projeto com tanto carinho”, analisou.  

Zuma Rescarolli, 73 anos, foi uma das pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer que participou da sessão de fotos. Ela conta que foi uma experiência inédita em sua vida, e que mesmo um pouco tímida, a sensação foi muito boa. “São lindos todos os lenços e essa iniciativa do Istituto e da Manatex também. Eu mesma tive dificuldades em encontrar lenços e turbantes para usar e vendo o quanto esses alunos se empenharam para desenvolver essas peças, é muito bonito”, comentou.  




Próximas etapas

Agora o projeto segue para as próximas etapas, que são a abertura da Exposição de Fotos Coleção Upcycling no dia 11 de outubro, no Shopping Gracher; e no dia 25 de outubro, o Desfile Coleção Upcycling na Sala 1 do Cine Gracher. As datas foram escolhidas no mês de outubro por conta da campanha mundial do Outubro Rosa, que visa alertar sobre o Câncer de Mama, que a cada ano acomete mais mulheres no Brasil e no mundo.

No desfile, as pacientes da Rede Feminina novamente entrarão em cena na passarela, trajando os lenços e turbantes selecionados para o concurso. Os alunos vencedores dos melhores trabalhos, eleitos por uma comissão técnica e pelo voto popular, ganharão um curso de 60 horas de Desenho Digital no IMB Brasil.

A expectativa da presidente da Rede Feminina para a última etapa do projeto é muito positiva. “Quero agradecer a todo o grupo que está envolvido nesse projeto tão lindo. Existe muito preconceito com relação ao câncer, infelizmente. Sabemos de todo sofrimento que envolve o tratamento do câncer, mas o preconceito é ainda pior. O câncer não é contagioso e o que esse projeto está fazendo por mim e por todas as pacientes que estão participando, é algo maravilhoso. Espero que mais pessoas, daqui para frente, com essa iniciativa de vocês, façam ainda mais projetos pelas mulheres, pelas pacientes que cuidamos com tanto carinho”, frisa.

São apoiadores do Projeto o Shopping Gracher, Raffcom, Prime Filmes.

 


Saiba mais

Cada vez mais popular, o upcycling é o processo de reaproveitamento inteligente e responsável de algo sem valor comercial, como resíduos, produtos inúteis ou descartáveis. No caso do concurso proposto pelo IMB, os participantes deverão desenvolver lenços e turbantes a partir de retalhos, sem submeter as sobras a processos químicos e físicos da reciclagem.


Serviço

*Exposição de Fotos Projeto Coleção Upcycling

Dia 11 de Outubro

Às 19h30

Shopping Gracher

 

*Desfile Projeto Coleção Upcycling

Dia 25 de Outubro

Às 19h30

Cine Gracher Sala 1

Shopping Gracher