21/10/2021

Moda e conscientização!

Moda e conscientização!

Conheça Xueli

A modelo Xueli Abbing chama atenção pela sua aparência. Dona de olhos claros, pele e cabelos mais claros ainda, se engana quem acha que ela é apenas mais um rosto exótico.

 

Xueli tem uma rara condição genética caracterizada pela ausência completa ou parcial de uma enzima (tirosinase) envolvida na síntese da melanina, o Albinismo. Abandonada quando ainda era bebê em função da sua condição, foi adotada aos 03 anos por uma família da Holanda.

Conheceu o mundo da moda por acaso. Aos 11 anos um designer de Hong Kong, cujo o filho sofria de lábio leporino, decidiu fazer uma coleção em homenagem ao mesmo, intitulada de “imperfeições perfeitas”, perguntou a ela se gostaria de participar do desfile, dando assim o pontapé inicial na sua carreira de modelo.

Depois disso foi convidada para sessões fotográficas. Fotografada por Brock Elbank, uma de suas fotos ganhou as páginas da Vogue Itália em Junho de 2019.

Ela conta que devido ao seu tipo de Albinismo tem apenas 8 a 10% da visão, e não consegue olhar diretamente para as luzes durante as sessões de fotos em função da sensibilidade de seus olhos. Minha agente diz aos clientes “se você não pode lidar com isso, você não pode trabalhar com Xueli. ”

A menina deseja usar a moda para falar mais sobre o Albinismo, difundir e explicar mais sobre a doença, impedindo assim que mais crianças sejam mortas ou abandonadas em países onde as pessoas tem a falsa crença de que o Albinismo seja uma maldição.

“Quero que outras crianças com albinismo – ou qualquer forma de deficiência ou diferença – saibam que podem fazer e ser o que quiserem. Para mim, sou diferente em alguns aspectos, mas igual em outros. As pessoas podem dizer que você não pode fazer as coisas, mas você pode, apenas tente.”.