É provável que você já tenha se deparado com uma foto de alguma famosa usando um cropped feito de tênis. Luísa Sonza em seu clipe exibiu a peça, que logo em seguida foi sucesso no festival Lollapalooza.
A partir da Semana de Moda de Paris foi que Raquel Viana, que tem apenas 22 anos, ficou conhecendo essa tendência.
O cropped despertou o interesse da jovem que rapidamente foi pesquisar mais sobre e encontrou Luiza Sonza com a peça. “Achei que fosse impossível fazer, mas resolvi tentar. Peguei alguns tênis parados do meu brechó e, quando consegui, fiquei impressionada”, relata Raquel.
Viana que já trabalhava com moda sustentável desde o ano de 2018. No início ela montou um brechó, com o negócio de expandindo ela conheceu o upcycling (processo de reutilização de materiais). As peças que estavam paradas no brechó passaram então a ganhar vida nova. “Fui aprendendo a costurar sozinha, desmanchando as peças e transformando em novas. Os clientes começaram a gostar e comprar”, explica.
O que ela não esperava foi a grande aceitação das pessoas pelo cropped feito de tênis. “Eu não esperava ver todo mundo comentando e usando. É um produto de moda sustentável, é demais ver tanta gente falando disso”.
Hoje ela atende clientes famosos como Jade Picon e Fernanda Schneider. Depois do festival a jovem afirma que muitos outros famosos já entraram em contato para encomendar suas peças. Na primeira semana de produção, ela vendeu 30 tops, com outras 200 pessoas mandando mensagens para conseguir comprar os croppeds. Os produtos saem, em média, por R$ 259, mais o frete.
O processo de confecção do cropped leva em torno de 1h30 e 2h, dependendo da dificuldade para descosturar os tênis. Por isso ainda não da conta de produzir em uma escala maior, como faz toda a produção sozinha.
Ela ainda revelou que para esses modelos prefere os tênis de corrida, pois são mais fáceis de descosturar e possuem mais tecido para trabalhar.