Highlights da SPFW - parte 3

ISTITUTO DI MODA BURGO

BLOG

No terceiro dia da SPFW tivemos muitos desfiles e várias marcas queridinhas com coleções incríveis! Selecionamos os melhores desfiles: Memo, Isabela Capeto, Apartamento 03, Fabiana Milazzo, Ellus 2nd Floor, e deles, os principais looks e trends que identificamos pra vocês investirem!

MEMO POR LILLY SARTI




A Memo mais uma vez chamou uma marca especial para fazer uma collab de sucesso, e a escolhida para essa coleção foi a Lilly Sarti. O sportwear está super em alta e já era a época em que só se usavam peças esportivas para ir à academia. Agora as peças tomam conta das produções mais variadas e podem ir do trabalho para o happy hour. E a participação de uma marca fora do eixo esportivo traz uma atualização das peças esportivas de um jeito bem único, que foi como resultou a coleção desfilada: reparem que em todas as peças tem um detalhe estiloso e diferente. Amamos as listras largas usadas nas barras das peças, e não no meio ou na peça toda como usualmente, os nós amarrados nas mangas, as "cintas ligas" fixadas no shorts e na meia ou costuradas na parte transparente da legging, dando efeito de lingerie, a transparência até em peças claras, recortes em couro, recortes e linhas geométricas... Tudo carregando muito estilo mas sem perder a essência esportiva e o conforto que é visível nas peças.

Trend alert: sportwear, recortes nos ombros, formas geométricas, transparência, detalhes em couro comprimento midi. 

ISABELA CAPETO




A estilista se inspirou no Cariri, região do Ceará e nomeou a região como "Tóquio Nordestino" para situar os expectadores. A mulher que lá vive, segundo Isabela, “(...) é atualizada, é moderna, é contemporânea, sabe usar sombrinha na rua quando está sol, e capa de chuva, e luvas, e sabe fazer uma mistura inteligente, usa todas essas estampas”. E foi assim que ela criou a coleção: com itens que poderiam facilmente cair no over e caricato, como o look que leva vermelho, poás e florais, mas que se bem usados como Isabela sabe usar, dando todo o ar nordestino que ela se inspirou com muito estilo e bossa, deixando a gente desejando esses looks todos pra ontem! Ela conseguiu ligar as características daquela mulher e do Nordeste com a moda, mostrando que não é só de folclore que nosso Nordeste vive, ele tem muito à oferecer pra moda. Nosso preferido foi o vestido floral e rendado com a capa de chuva rosa e guarda chuva. Demais, não?

Trend alert: mix de estampas bem forte, comprimento midi, transparência, maxi fendas.

FABIANA MILAZZO





A coleção é inspirada no Brasil, na fauna, flora, paisagens, arquitetura brasileira e também nas mulheres que estão nos bastidores da coleção: bordando e costurando. Fabiana conseguiu fazer uma estreia super marcante, mostrando que não só de vestidos bordados de festa é sua marca, criando peças que vão do casual ao luxo sem perder sua identidade. Nas peças casuais com jeans oversized e trench coat jeans, por exemplo, ela dá seu toque especial ao aplicar os bordados e pedrarias. Outro detalhe super especial são os desenhos usados para as estampas dos vestidos: são ilustrações feitas pelo sobrinho da estilista, Luis Felipe Guimarães, de 16 anos, que deram mais vida à coleção, ilustrando a inspiração e fazendo os desenhos darem o ar mais casual aos vestidos de festa, como esse com os desenhos das casas de favela coloridas. Amamos!

Trend alert: cores marinho e vermelho, brilho, oversized, metalizados.

APARTAMENTO 03




A coleção da marca foi inspirada na obra literária "Visconde partido ao meio" de Ítalo Calvino, que fala sobre os extremos: um homem com uma metade muito ruim e e uma metade muito boa, que juntas permanecem em perfeito equilíbrio. E assim as peças foram criadas, mesclando tecidos nobres com tecidos mais comuns, como as peças de seda e lã. O mix de tecidos da coleção é super elaborado e o grande protagonista. Outro grande destaque é o trabalho riquíssimo com o veludo, que está super em alta, e de forma bem diferente: com peças bem over, amplas e fluidas. 

Trend alert: veludo, mix de texturas e tecidos, brilho, transparência, peças oversized

ELLUS 2ND FLOOR







E pra fechar o post, coleção que mais amamos desse dia de desfiles, inspirada na Mulher Maravilha, a personagem dos quadrinhos mais amada! A marca soube traduzir a inspiração para a coleção de forma muito incrível, deixando as peças totalmente estilosas, dentro das principais tendências atuais e sem ficar nada caricato. Pelo contrário, dá vontade de ter todas pra sair por aí usando, né? E o lançamento foi num momento super oportuno pra marca, já que logo logo estreia o filme dela nos cinemas. A marca se inspirou nela iniciando da época em que a história foi criada, lá em 1941, trazendo muito do mood militar pra coleção e à partir daí, foram criando as peças que traduziram a personagem em uma mulher super real e atual. Destaque para: as mini bags usadas mais curtinhas (super truque de styling trend do momento), meias 3/4 que já vimos em outros desfiles da semana de moda (invista!), print de boca, a volta das botas plataforma (será que pega de novo?) em branco que é trend atual super forte, além do vermelho e do dourado, militarismo super cool e em peças bem variadas, como jaquetas, parkas, saias, shorts e até macaquinhos. 

Trend alert: militarismo, print de estrelas, botas brancas, metalizados, peças oversized, casaco de nylon.

E aí, de qual desfile vocês mais gostaram? Amanhã finalizaremos nossa cobertura com os posts dos highlights dos dois últimos dias de SPFW!