Entenda o tema do baile do MET 2019 e veja os melhores looks

ISTITUTO DI MODA BURGO

BLOG

Você já deve ter ouvido falar e muito no famoso Baile do MET, certo? Mas você sabe qual seu objetivo? O Baile é feito anualmente toda primeira segunda feira de maio no Metropolitan Art Museum de Nova York, é patrocinado pela Vogue e tem como objetivo arrecadar fundos para a ala de moda do museu. Para isso, o Baile é 100% patrocinado e os convites são a forma de arrecadação para a ala, e custam de 30 mil dólares (individuais) até 275 mil dólares (mesa). Por isso que celebridades e pessoas super influentes do mundo da moda e famosos é que comparecem ao evento. 


Todo ano ele tem um tema e um dress code sugerido, que a maioria dos convidados segue. Para 2019 o tema foi inspirado na primeira publicação de Susan Sontag, chamada "Notes on Camp". Susan era escritora e ativista e publicou o ensaio em 1964, e seu teor remete a uma estética exagerada, "o amor pelo não natural: do artifício ao exagero", remetendo à uma estética kitsch, beirando ao over/cafona.

Vejam alguns trechos traduzidos do ensaio de Susan e depois nosso TOP 7 de looks que seguem a temática com louvor:

"Camp é um certo modo de esteticismo. É uma maneira de ver o mundo como um fenômeno estético. Dessa forma, o caminho de Camp, não é em termos de beleza, mas em termos do grau de artifício, de estilização."

"Camp é uma mulher andando em um vestido feito de três milhões de penas."

"A aristocracia é uma posição vis-à-vis a cultura (assim como vis-à-vis poder), e a história do gosto Camp é parte da história do gosto esnobe. Mas já que não existem aristocratas autênticos no sentido antigo para patrocinar gostos especiais, quem é o portador desse gosto? Resposta: uma classe auto-eleita improvisada, principalmente homossexuais, que se constituem como aristocratas do gosto."

"Camp vê tudo entre aspas. Não é uma lâmpada, mas uma "lâmpada"; não uma mulher, mas uma "mulher". Perceber Camp em objetos e pessoas é entender o Ser como Jogando-um-Papel. É a extensão mais distante, na sensibilidade, da metáfora da vida como teatro."

"O gosto do Camp nutre-se do amor que entrou em certos objetos e estilos pessoais."


Naomi Campbell de Maison Valentino


Saiorse Ronan de Gucci


Janelle Monáe de Cristian Siriano


Michael Urie de Cristian Siriano


Emma Roberts de Giambattista Valli


Ezra Miller de Burberry

E pra fechar, Lady Gaga com uma performance de 4 looks:






Todos by Brandon Maxwell.


Gostaram da temática desse ano e dos looks fazendo jus ao tema?