Conheça mulheres que fazem a diferença no mundo da moda de luxo!
Uma pesquisa divulgada pela Business of Fashion em 2016, destacou que das 313 casas da moda de luxo, apenas 40,2% delas são dirigidas por mulheres. Isso nos faz perceber que temos mais homens fazendo moda para mulheres.
A seguir, separamos algumas diretoras criativas da moda para conhecer e prestigiar o trabalho dessas mulheres que estão mudando o jogo.
Maria Grazia Chiuri – Dior
Em 69 anos de marca, Maria foi a primeira mulher a tomar à frente da direção criativa. Ela levantou a bandeira do feminismo desde o seu primeiro desfile, usando a frase da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie estampada em uma camiseta: ‘We Should All Be Feminists’.
Quando chegou a Dior prometeu que seu trabalho seria inspirado na luta pela igualdade de gênero. Nos cinco anos em que seguiu neste cargo, Chiuri manteve-se fiel à meta inicial.
Quando Karl faleceu, Virginie que era seu braço direito assumiu a direção da marca. Hoje como diretora criativa da marca, Virigine se torna a primeira mulher desde Coco Chanel a comandar a grife em voo solo. Sem dúvida, o fim de uma era de Lagerfeld, mas o início de uma nova história com Viard.
A empresa foi fundada pelo avô de Miuccia em 1913, e desde 1978 ela comanda a direção criativa da marca. Em 1992 ela também fundou a marca Miu Mil.
Esta semana, a Prada nomeou duas novas diretoras independentes para o conselho de marca: Pamela Culpepper e Anna Maria Rugarli. A nomeação de Pamela marca a primeira vez na história centenária da grita a ter uma mulher negra no conselho. Ambas foram selecionadas por sua formação em Meio Ambiente, Social e Governança para apoiar o Conselho de Administração em suas decisões de sustentabilidade, pessoal e cultura.
Mais do que hoje, na época era raro ver uma mulher em tal posição, com exceção de algumas como Donatella Versace e Miuccia Prada, que estavam à frente dos negócios da família.
Jonathan Akeroyd, presidente do grupo Alexander McQueen na época, declarou após a decisão: “Nós estamos contentes que Sarah tenha aceitado esta nova função de diretora artística. Após ter trabalhado com Lee McQueen por mais de 14 anos, ela tem um profundo conhecimento do seu universo visionário, o que permite à maison de perpetuar seus valores essenciais.” E então em 2010 Sarah assumiu a direção criativa da marca.