Customizar roupas consiste em personalizar peças que você já tem de alguma forma, ou transformar aquelas peças que você garimpou no brechó deixando elas com uma cara nova.
A prática ficou muito famosa na década de 60 com o movimento hippie. Quem nunca usou um modelo tie-dye? Pois bem, foram os hippies que popularizaram a tendência.
Um outro ponto bem importante na história da customização é necessidade de individualização. Com o passar do tempo a surgiram as grandes indústrias de moda e a produção em massa. As peças de roupa ficaram cada vez mais parecidas e até mesmo repetidas. A técnica então funciona como uma alternativa para se diferenciar dos outros.
Já pensou, uma peça exclusiva? Algo que só você tem? Customizar abre diversas portas: empregar um pouco da sua personalidade ao item; renovar algo que costumava usar muito, mas agora não sai do fundo do armário e dar um toque de modernidade a um acessório.
As formas de customização são inúmeras, pintura e desenhos, tingimento, bordado, aplicações, recortes… em fim, você pode soltar sua criatividade. Ficou curioso com a técnica e quer aprender mais? Aqui no Istituto vai acontecer um workshop de customização incrível nos dias 22 e 23 de julho.