A obra de arte com sátira que comoveu o instagram

ISTITUTO DI MODA BURGO

BLOG

Uma das exposições de arte mais faladas do mundo é a Art Basel Miami, que na sua edição de 2019 teve uma obra de arte um tanto quanto curiosa como a mais falada mundialmente: a "Comedian". A obra do italiano Maurizio Cattelan consiste em uma banana de feira fixada na parede da Galeria Perrotin com uma silvertape. Sim, apenas isso. E o que a obra representa?


Para entender: o artista sempre colava uma banana na parede em suas viagens como fonte para inspiração. Mas antes de definir qual material fixaria na parede da Galeria, ele testou alguns e definiu a banana justamente por ela apodrecer conforme o passar do tempo, ironizando o fato de que obras de arte com valores altíssimos são compradas e se desvalorizam com muita facilidade, perdendo todo seu valor de mercado. 


E o sucesso foi tanto que "Comedian" está na sua terceira tiragem, onde duas foram vendidas por 120 mil dólares cada e a última estava sendo negociada por 150 mil dólares. No último dia de feira, a Galeria retirou a obra de arte de exposição pelo frisson causado, gerando muitas filas e tumulto, com risco de danos em outros trabalhos expostos. A popularização da obra se deu pela internet e muitos analisam como uma sátira ao excesso no mundo das artes e da gigante desigualdade de riquezas na economia global. E por isso, de pessoas anônimas à marcas como Red Bull, muitos reproduziram a sua versão da obra!


E o que a moda tem a ver com isso? Desde pequenas até grandes marcas do nicho, como Nike e Jacquemus fizeram suas versões do "Comedian" com produtos seus, uma grande sacada de marketing para entrarem no assunto da vez! A obra virou um meme da arte que repercutiu mundialmente e viralizou com reproduções de outros itens alimentícios, celulares, bebidas, relógios e até calçados e bolsas. 

Uma simples banana fixada com silvertape pode gerar grandes reflexões e buzz! 

Fonte: Vogue Brasil / Jacquemus / Red Bull