10 desfiles de moda digital dessa temporada que você deve assistir!

ISTITUTO DI MODA BURGO

BLOG

Em meio à uma pandemia global, a maioria das grandes grifes mundiais se reinventou e buscou apresentar suas coleções de forma digital, a fim de evitar a propagação e exposição ao novo Coronavírus. De Prada à Chanel, dezenas de maisons renomadas aderiram ao formato e se fizeram ainda mais próximas de seus consumidores e admiradores, que puderam assistir em tempo real aos desfiles e apresentações de qualquer lugar do mundo. 

Foram quatro semanas de moda internacionais digitais: Londres, alta-costura, Paris e Milão, além de alguns desfiles de coleções Resort. Há quem diga que dificilmente tudo voltará ao mesmo formato, mas nós não acreditamos que o futuro da moda seja com desfiles 100% digitais. Há sim uma grande diferença entre um desfile digital e um ao vivo, e essa diferença é impossível de ser compensada. Mas certamente essa necessidade por conta da pandemia fez as marcas trabalharem mais seus lados criativos para apostar após décadas de desfiles tradicionais em um formato totalmente novo e desconhecido. 

Para resumir e conferir o melhor, selecionamos 10 desfiles digitais que valem à pena serem vistos em cada minuto de vídeo! Confira: 

VALENTINO


Comandada por Pierpaolo Piccioli, a Maison apresenta sua coleção de alta costura com peças todas em branco. Por conta da pandemia não foi possível estampar e bordar os vestidos, mas a representação foi feita de forma digital, como se eles fossem verdadeiras telas em branco à serem pintadas. A alta-costura transmite sonhos e foi o que a Valentino transmitiu com essa apresentação incrível!

MAISON MARGIELA


Com um vídeo de quase uma hora de duração, a apresentação inclui bastidores do processo criativo de Margiela e até mesmo as reuniões de equipe pelo Zoom. Uma oportunidade ímpar de mergulhar na cabeça de um renomado estilista e entender como funciona todo o processo de alta-costura!

GUCCI 


Com uma live de 12 horas de duração, Alessandro Michele mostra de forma crua e muito autêntica todos os bastidores da campanha da marca que foi estrelada pela própria equipe de estilo. No vídeo de 20 minutos os registros do lookbook são apresentados e um conteúdo inédito em vídeo que foi feito na mesma data será lançado em outubro.

PRADA


Com peças simples e atuais e que combinam com nosso momento em meio à pandemia, a Prada organizou seu evento digital com 5 diferentes olhares de cineastas filmando a apresentação, dando à alusão de olhares múltiplos globais. A coleção é mostrada em 5 capítulos, cada uma em uma ótica diferente. 

DIOR


A apresentação da coleção masculina da Maison de Verão 2021 foi transmitido em uma colaboração incrível com o artista Amoako Boafo através de uma visita ao seu estúdio e uma conversa com ele, ao invés do óbvio que seria o mesmo com o estilista da marca, Kim Jones. Nesse cenário, a marca busca dar maior representatividade contando a história de sua coleção pela voz do artista ganês.

HERMÉS 

Com uma apresentação ao vivo a Maison apresenta sua coleção Masculina Verão 2021 de forma bem intimista, conduzindo o público aos bastidores de um desfile, em uma única tomada, sem edição. 

LOEWE

Com uma brilhante forma de unir o digital e o presencial, o diretor crativo da marca Jonathan Anderson decidiu enviar fragmentos da coleção para a casa de clientes e da imprensa. Com a intenção de tornar a experiência mais pessoal e mais próxima de seu público, com a organização de atividades online durante 24 horas para alcançar pessoas do mundo inteiro, independente do fuso horário, com performances, conversas e workshops (como o de produzir a bolsa de abacaxi da coleção apresentada!). 

LOUIS VUITTON

A fim de unir o digital e o presencial, a apresentação chamada "As Aventuras do Zoom com amigos by Virgil Abloh" foi estrelado por personagens de desenho animado mas na verdade é apenas um teaser da coleção completa que será desfilada de forma presencial em Xangai no dia 06 de agosto! 

CHANEL

Indo de forma contrária ao que já havia produzido desde então, a diretora criativa da Chanel, Virginie Viard apresenta uma coleção maximalista e otimista, lembrando seu antecessor Karl Lagerfeld. A apresentação foi básica, sem inovações em termos de "show online", porém com peças muito impactantes.

BALMAIN

Para fechar, mais um da alta costura com a Balmain! Esse desfile não foi transmitido ao vivo mas foi igualmente memorável, feita em um barco navegando pelo Rio Sena, em Paris, para celebrar os 75 anos da marca. 

Depois dessa maratona, qual foi o seu preferido?