Upcycling na indústria denim

ISTITUTO DI MODA BURGO

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Para se destacar no mercado e conquistar novos clientes não basta apenas criar belas coleções. Alinhar estética com conceito são ações que atraem a geração millennials e Z também.


As Fast fashion estão dando vida a peças já usadas, transformando-as para evitar o descarte. Desde 2014, a Youcom, busca diminuir os impactos ambientais com o reaproveitamento de sobras para a construção de novas peças. Naquele ano, a marca distribuiu mais de 3.000 peças jeans para pequenas marcas transformarem em pochetes, mochilas e bolsas.


Com o reuso, hoje a marca poupa:


  1. 332.490 litros de água;

  2. 207 mil garrafas plásticas de 600ml ou 84 mil garrafas de vidro de 350ml.




Você sabia que a indústria denim é uma das mais poluentes da moda? Portanto, desde 2014 a Youcom investe em upcycling e a conscientização dos seus clientes para prolongar a vida útil do jeans. Além disso oferece 15% OFF em novas roupas para aqueles que doarem qualquer tipo de roupa, não necessariamente da marca Youcom.   


Com as peças adquiridas, a marca montará um brechó com curadoria para que seja explorado dentro das próprias lojas. O bacana é ver a marca trabalhando com tendências do momento, como cropped e modelos de cintura mais alta e, ao mesmo tempo se preocupando com o futuro do planeta.


O IMB Brasil trabalhou o conceito upcycling, em parceria com a empresa Manatex Têxtil, cujo projeto foi transformar retalhos em turbantes para a rede de feminina de combate ao câncer. Os turbantes foram confeccionados nas aulas do curso de Estilismo.