O futuro da moda é definido por dados

ISTITUTO DI MODA BURGO

BLOG


Você sabia que já existem tecnologias preditivas capazes de orientar às marcas de moda as tendências de estilos e os itens que terão mais sucesso de vendas? Mesmo antes de serem produzidos? Essa realidade já faz parte do cenário brasileiro e, não apenas de marcas internacionais.


Segundo o estudo Fashion Index, da McKinsey, o mercado de moda deve crescer uma média de 5% na América Latina em 2018. Além das vendas no e-commerce crescerem em média 10% ao ano até 2020. Esse cenário exige que as marcas do segmento movimentam-se para encontrar tecnologias que otimizem seus processos.



Marca brasileira que investe em supply chain



A Amaro investe no conceito predictve inventory management ou gerenciamento preditivo de inventário. É por meio dele, que a marca classifica suas peças em mais de 100 atributos - seja a cor, medidas, categoria, tecido, preço ou contexto de uso. Juntamente a isso, eles unem as informações com coleções já existentes para definir a quantidade de peças que será fabricada e até preveem o número de peças que podem ser vendidas em determinado tempo, acompanhando uma sazonalidade já prevista.


O que se precisa tirar como exemplo da Amaro é a visão de aproximar os times de engenharia de dados e planejamento, que combinam o uso da tecnologia à tomada de decisões, para que se tenha uma inteligência própria que auxilie no plano de ação do empresário.


“De acordo com a McKinsey, 75% dos varejistas de moda planejam investir em inteligência artificial entre 2018 e 2018, e pelo menos 25% estão preocupados em fazer com que suas estruturas de TI ajudem a digitalizar processos na cadeia de produção e distribuição.” (Karina Julio, 20108).




Portanto, é importante inserir inteligência artificial ao planejamento, com uso e aplicação de tecnologia, que sustentam o negócio em um ambiente competitivo. Para empresas que estão começando, é importante ter conhecimento das novas tecnologias existentes e adequá-las à realidade.


Continue acompanhando as postagens do Blog do IMB Brasil e mantenha-se informado das novas tecnologias e tendências de mercado da moda.


Referências


Look do dia