Mercado calçadista vegano em crescimento

ISTITUTO DI MODA BURGO

BLOG



São João Batista (SJB) e Franca são dois municípios que se destacam quando se trata de produção de calçados no cenário nacional. Somente no município de SJB são mais de 140 fábricas, que empregam 8 mil pessoas, considerado o pólo Catarinense Calçadista no estado. Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, cerca de 80% da economia municipal gira em torno de fábricas de calçados.


Para 2018, prevê-se um aumento de 3,5% nas vendas de calçados, segundo Associação Brasileira dos Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac). Devido a influência do dólar desvalorizado, que favorece as importações e auxilia no reaquecimento do mercado doméstico. Já em 2017, o que influenciou no crescimento (3%) da produção de calçados foi a queda da inflação e as exportações, que tiveram um salto brilhante no ano.


Crescimento na exportação de calçados brasileiros


  • 1,2% em pares e 9,3% em receita crescimento em relação a 2016;

  • 127 milhões de pares e US$ 1,09 bilhão em receita.



Tendência no setor calçadista: Calçados Vegano


Em vista do mercado em aquecimento, um segmento a ser explorado por empreendedores no setor calçadista é o Calçado Vegano. Esse mercado vem conquistando adeptos em Franca, alguns empresários chegam a exportar para mais de 11 países.


Mas afinal, o que é um Calçado Vegano? São calçados fabricados a partir de matérias-primas totalmente isentas de origem animal ou qualquer tipo de teste em animais. Os fabricantes têm o cuidado e responsabilidade de rastrear todo material que compõe os produtos, livre de borracha, poliuretano, cola, tecido com composição animal.  


O empresário Rosemir dos Reis Folhas, em entrevista para o G1, destacou que desde o início da produção em 2013 o crescimento chegou a 200% ao ano. Ele comenta que sua fonte principal de matéria prima é composto por 70% de resíduos da indústria têxtil e os outros 30% por plástico tipo garrafa pet.


Você gostou da ideia? Acompanhe o crescimento do mercado calçadista no Brasil e veja as oportunidades que pode oferecer para novos empresários que desejam montar sua marca ou inovar no segmento.  


O IMB Brasil dispõe do curso especial de Design de Calçados. Entre em contato por meio do Whatsapp (47) 99721-8080 para mais informações e tire suas dúvidas!


Referências


Mesmo com retomada da economia, setor calçadista vê avanço moderado

Setor calçadista prevê crescimento de 3,5% em 2018 motivado por exportações